quarta-feira, 12 de maio de 2010

PROJETO DE LEITURA : COLETÂNEA DE POESIA “CONSTRUINDO A ESCRITA E LEITURA DE POEMAS”

ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTONIO DA CACHOEIRA

PROJETO DE LEITURA : COLETÂNEA DE POESIA

“CONSTRUINDO A ESCRITA E LEITURA DE POEMAS”

ALBA LUCIA OLIVEIRA SILVA MACÊDO

ITAGUATINS DO TOCANTINS-TO/2010


AREA DE ABRANGÊNCIA:


 Língua Portuguesa
 Artes

DURAÇÃO:
 60 dias

OBJETIVO GERAL: O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. E através desse contato estimular a escrita de poesias, recitais,dramatizações e atividades pedagógicas que proporcionem conhecimento e descobertas a cerca do gênero. Neste projeto, procurei organizar um conjunto de atividades criativas, lúdicas, interpretativas e expressivas que possibilitassem ao aprendiz promover o domínio da expressão oral e da escrita em situações diversas, com a intenção maior de despertar o gosto pela leitura e o prazer da escrita por meio da poesia.

OBJETIVO ESPECIFICO:

• Ler poesias
• Recitar poesias;
• Propiciar vivências que favoreçam a utilização das poesias como elementos sedutores à formação do leitor;
• Usar linguagem poética no cotidiano da escola; ( em leituras, apresentações, recitais);
• Perceber a especificidade da linguagem poética em contraposição a de outros tipos de textos;
• Realizar um recital de poesias com os alunos do 8º e 9º ano;
• Escrever poesias;
• Organizar um livro de poesia com as poesias escrita por cada turma;
• Incentivar a prática de leitura;
• Possibilitar as crianças envolvidas no Projeto, assim como os demais alunos da escola uma leitura crítica das poesias, compreendendo o seu contexto, dando a oportunidade de refletir e aprimorar esse gênero textual;
• Estimular a criação de atividades e recursos que viabilizem a utilização da literatura infantil (poesias) no contexto escolar.
• Realizar pesquisas acerca do conteúdo (poesias);
• Estudar a biografia dos autores : Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Vinicius de Moraes, José Paulo Paes.
• Estimular o ato de escutar;
• Avaliar o envolvimento e compreensão dos alunos acerca do gênero;
• Ter acesso a esse tipo de texto;
Identificar recursos lingüísticos como rimas, musicalidade, versos e estrofes;
Incentivar a expressividade oral, a desenvoltura e a segurança;

Despertar a criatividade para que o/a aluno/a possa “brincar” com a palavra;
Ampliar a capacidade de análise crítica diante de textos e assuntos que poderão advir deles;
Expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da língua;


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É de conhecimento de todos a importância da leitura como mecanismo para o desenvolvimento da cultura de um povo, pois é através dela que se adquire conhecimento e se desenvolve o senso crítico. Acredita-se que o estudo e o desenvolvimento de poesias próprias, que retratam a realidade local, podem servir de estímulo para a leitura e escrita, principalmente para os alunos que se encontram em idade propicia a desenvolver estratégias próprias para adquirir o conhecimento de maneira lúdica e significativa, adquirindo assim o habito da leitura.
O cotidiano dos alunos que freqüentam a Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira, ainda é desprovido de leitura, sobre tudo a leitura de poesia; ainda existe uma grande demanda de pais e alunos que não demonstram interesse pela leitura.
Elas podem conviver com a palavra escrita em seu cotidiano, o que é próprio da vida urbana, mas poucas são as que convivem com a palavra impressa, especialmente em livros.

ETAPAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

• Levantamento de dados sobre a necessidade quanto ao acesso a leitura de poesias;
• Discussão com a equipe escolar sobre a elaboração do projeto, mediante as necessidades encontradas;
• Apresentação do Projeto para os alunos;
• Desenvolvimento das atividades pensadas para execução dentro do projeto, que proporcionem momentos de leitura de poesias;
• Avaliação sobre os aspectos que o Projeto contribuí para a aprendizagem dos alunos (por série);
• Socialização dos rendimentos (e não rendimentos) no decorrer do desenvolvimento do Projeto;
• Apresentações teatrais, recitais, paródias e dramatizações de poesias;

• Avaliação constante das atividades realizadas dentro do Projeto e seus reflexos na/para a aprendizagem do educando, tendo a avaliação como ponto de partida para um recomeço do que não foi satisfatório;

ATIVIDADES PROPOSTAS:

• Selecionar materiais disponíveis na Escola e Secretaria de Educação para elaboração e uso do/no Projeto;
• Criar um banco de texto com poesias;
• Proporcionar momentos de leituras compartilhadas, individuais ou coletivas no início da aula com poesias;
• Elaborar atividade que envolva esta tipologia;
• Leituras feitas pelo professor e pelos alunos com esse gênero textual;
• Rodas de leituras para a socialização dessa tipologia;
• Pesquisas e discussões acerca de determinados autores estudados ou de suas preferências;
• Acompanhamento do Projeto através de fichas de avaliação, relatos e auto-avaliação;
• Escrever e revisar textos (poesias) para possíveis publicações de livrinhos produzidos pelos alunos;
• Escolher o melhor texto produzido de cada sala para expor;
• Realizar um recital de poesias com apresentações feitas pelos alunos de cada turma;

MATERIAIS UTILIZADOS:

Livros, jornais, revistas, panfletos, cartazes, gibis, Recursos áudio visuais, material individual do aluno, recursos paradidáticos, banco de poesias...

METODOLOGIA:

Este projeto nasceu da necessidade de inserir poesias para os alunos do ensino fundamental, com a finalidade de produzir textos poéticos.
A metodologia baseia-se no estudo preliminar dessa tipologia, na discussão do gênero com cada grupo de aluno, na leitura, escrita e apresentação do resultado obtido com o projeto de poesias, além de pretender despertar o interesse pela literatura e escrita de poesia; bem como subsidiar os professores e todo o grupo escolar sobre a importância da poesia no desenvolvimento cultural e intelectual do aluno.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada no decorrer do projeto através de fichas de observação da participação e envolvimento do grupo e de cada aluno nas atividades realizadas, e também através de avaliações escritas das atividades propostas envolvendo essa tipologia textual.
Instrumentos de avaliação:
Observação com fichas:
Fichas de Auto- avaliação:

CRONOGRAMA

Período
Atividades Março Abril Maio
Estudo da biografia dos autores (as) ( Cecília Meireles,Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e José Paulo Paes) X
Seleção de poemas para coletânea X
Escolha de poemas para: dramatização, declamação,paródia X
Criar mural de poesias X
Criar banco de textos X
Culminância do projeto no pátio da escola X

ETAPAS PARA DESENVOLVIMENTO:

1ªetapa : De 19/03 a 24/04
 Estudo da biografia dos autores (poetas)
• Carlos Drummonde de Andrade
• Cecília Meireles
• Vinicius de Moraes
• José Paulo Paes
 Seleção de poemas (20 poesias)
 Organizar coletânea ( montar e encadernar)

2ª etapa: dia 27/04
 Escolha de poemas para:
• Dramatização
• Declamar
• Paródia

3ª etapa: dia 14/05 ( Dia “D” da leitura)
 Socialização do projeto no pátio da escola ( apresentações : dramatização, declamação e paródia)

Atividades extras em sala
 Mural de poesias
 Recital de poesias
 Dramatização poética
 Livro de poesias de autoria própria

2 comentários:

lauanne disse...

adorei professora Alba Lúcia!!!

lauanne disse...

adorei professora Alba Lúcia.